Fundos Imobiliários:

Principais Vantagens

Característica Investimento via FII Investimento Direto em Imóveis
Aspecto Fiscal Não há incidência de imposto de renda sobre o rendimento distribuído pelo FII para pessoa física1. Os alugueis provenientes dos imóveis de propriedade direta de investidores pessoa física são tributados pelo IRPF (até 27,5%, dependendo do veículo).
Liquidez As quotas de FII serão negociadas no mercado secundário, administrado pela BM&FBOVESPA. A venda depende de diversas variáveis que tornam difícil a rápida negociação de um imóvel.
Acessibilidade Permite que os investidores se beneficiem economicamente de um imóvel no qual não poderiam investir diretamente. Aquisição de imóvel completo ou em parceria com outros investidores em um universo reduzido.
Simplicidade Negociação via home-broker, com pagamento de corretagem e conforme liquidez de cada fundo. Investidor precisa se envolver com escrituras, certidões, imposto sobre a transmissão de bens imóveis, locação, vacância, reforma, cobrança, etc.
Gestão FII tem profissionais especializados no setor que irão buscar a otimização da rentabilidade. O proprietário de um imóvel de aluguel, em geral, não tem tempo para observar o dia-a-dia do imóvel e encontrar maneiras de melhorar os seus ganhos.
1 Caso de Quotista pessoa física, há previsão legal estabelecendoisenção de imposto de renda retido na fonte e do imposto de renda devido na declaração de ajuste anual para os rendimentos distribuídos pelo Fundo, desde que: (i) o Quotista seja titular de quotas que representem menos de 10% (dez por cento) das quotas emitidas pelo Fundo e cujas quotas lhe deem direito ao recebimento de rendimento inferior a 10% (dez por cento) do total de rendimentos auferidos pelo Fundo; (ii) as quotas do Fundo sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado; e (iii) o Fundo conte com, no mínimo, 50 (cinquenta) Quotistas. Não há nenhuma garantia ou controle efetivo por parte do Administrador, no sentido de se manter o Fundo com as características previstas nas alíneas (i) e (ii) do parágrafo acima. Em relação à alínea (iii), o Administrador manterá as Quotas registradas para negociação secundária única e exclusivamente na BM&FBOVESPA.